Os casos de covid-19 continuam em crescimento no Piauí, e em Oeiras não é diferente. No estado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em apenas 6 dias do mês de julho foram registrados quase a metade de todos os casos notificados em junho. Até esta quarta-feira, julho já contabilizava 2270 casos da doença. Em todo o mês de junho foram registrados 4991.
No Hospital Regional Deolindo Couto, que atende o Território Vale do Canindé e também pacientes que são regulados pela Secretaria Estadual de Saúde, no período de 15 de junho a 06 de julho foram realizados 459 testes, tendo resultado de 81 positivos e 378 negativos.
Os números são diferentes da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, que apontou 90 casos nas últimas semanas. A razão é que a SEMUSA divulga apenas os números de Oeiras. Já o HRDC atende toda a região. No entanto, os pacientes estão sendo testados nas sua próprias cidades sendo encaminhados a UPA apenas aqueles que apresentam sintomas mais severos.
HRDC registra a internação de 11 pacientes. Desses, 04 tiveram altas, 01 óbito e 06 continuam internados. O óbito registrado no dia 1° de junho é de um paciente de Simplício Mendes.
Sobre o óbito de uma oeirense de 88 anos, ocorrido no dia 05 de junho, Rita Noélia, coordenadora do Núcleo Epidemiológico do Hospital Deolindo Couto, esclarece que a senhora estava internada na cidade de Valença.
Atendimento COVID
Em relação ao atendimento na UPA, aos pacientes com sintomas de Covid 19, Evandro César, diretor do HRDC/UPA ressalta que os casos mais graves são adotados os critérios de testagem para estes pacientes. Aqueles com sintomas leves ou assintomáticas são orientandas a procurar a rede municipal de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário