As cidades de Simplício Mendes e Wall Ferraz lideram os casos de Chikungunya na região de Oeiras


O avanço dos casos de Chikungunya não para no Piauí. Segundo dados do Boletim Epidemiológico referente a 21ª semana epidemiológica de 2022, divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria da Saúde (Sesapi), houve um crescimento de 5.417,7% no número de notificações em relação ao mesmo período do ano passado.

A dengue também segue em alta com um aumento de 765,8%. A única queda foi registrada em relação ao Zika vírus, que apresentou redução 15,4% no número de casos notificados.

As três doenças são causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. No território Vale do Canindé, dois municípios estão entre os que mais apresentam notificação dessas doenças. No tocante à incidência de Chikungunya, Simplício Mendes aparece em terceiro em notificação pela doença e surge em quarto quanto aos casos de dengue no estado. Já o município de Wall Ferraz também no Vale do Canindé, é a quinta cidade com maior número e casaos de dengue em todo o Piauí, segundo a SESAPI.

Chikungunya

De acordo com a Sesapi, o boletim aponta que na 21° semana epidemiológica foram notificados 4.359 casos em 114 municípios, enquanto que em 2021 foram 79 notificações em 20 municípios. Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Simplício Mendes, Vila Nova do Piauí e Alegrete do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência de casos por 100 mil habitantes.

Dengue

Em relação aos números da dengue, o boletim epidemiológico mostra um total de 11.766 casos notificados em 195 municípios durante 2022, ao passo que no mesmo período do ano passado o estado registrou 1.359 casos notificados em 83 municípios. Dez pessoas já morreram por causa da doença.

Novo Santo Antônio, Antônio Almeida, Patos do Piauí, Simplício Mendes e Wall Ferraz são os cinco municípios piauienses, que na 21° semana epidemiológica, apresentaram as maiores incidências de casos de dengue por 100 mil habitantes.

Alerta

Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária a saúde aponta que os trabalhos de vigilância e acompanhamento da Secretaria vem sendo feitos para enfrentar os números crescentes registrados no estado, mas sinaliza que também é necessário o empenho da população nesse trabalho de enfrentamento ao mosquito transmissor das doenças.

“Nós estamos vigilantes, temos o nosso CIEVS acompanhando as notificações dos municípios diariamente, além de nossas equipes manterem um contato constante com os municípios, dando apoio técnico e verificando a melhor forma de ajudar cada cidade. No entanto, precisamos que a população entenda o seu papel nesse enfrentamento ao mosquito Aedes, muito se fala sobre o uso do fumacê, mas ele só tem um efeito direto no mosquito adulto, é preciso que a população ajude a evitar o surgimento de criadouros para que o enfrentamento seja mais efetivo em todo o estado”, explicou o superintendente.

O secretário de Saúde, Neris Júnior, pediu o apoio da população no enfrentamento ao mosquito.

“A literatura e as fiscalizações mostram que mais de 80% dos criadouros detectados estão localizados em ambientes domésticos. Precisamos que a população trabalhe junto da Sesapi e de nossos municípios para que ocorra uma redução nos casos notificados. Somente com esse trabalho em conjunto poderemos vencer o mosquito Aedes e consequentemente a dengue e a chikungunya”, pontuou o secretário.


*Com informações da Sesapi
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário