Aprenda a Instalar aplicativo CNH Digital: passo a passo em Android e iOS


Desde o lançamento da versão eletrônica da carteira de habilitação, em meados do ano passado, na cidade de Goiânia, muitos motoristas têm buscado informações para instalar aplicativo CNH Digital em seus smartphones e aderir a esta facilidade.

Mas para ter acesso a CNH-e, é preciso realizar alguns passos prévios e instalar um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Se você quer adquirir sua CNH-e, mas tem dúvidas sobre como conseguir o documento, leia este artigo onde falaremos sobre a CNH Digital, os procedimentos que antecedem a instalação do app e um passo a passo para instalar aplicativo CNH Digital tanto em Android, como em iOS. Confira!

O que é a CNH Digital

A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico da versão impressa.

Desde julho de 2018, a emissão da versão digital do documento é obrigatória em todos os Estados, mas a adesão por parte dos motoristas não, já que a versão impressa continuará valendo normalmente.

No entanto, existem muitas vantagens em aderir à CNH Digital. Quem tem a versão eletrônica pode consultar o documento a qualquer momento pelo celular, sem a necessidade de estar conectado à internet, já que o aplicativo usa o sistema de QR Code (códigos de barras escaneáveis).

Isso pode evitar multas nos casos em que o condutor esquece a carteira impressa, além de gerar mais praticidade, mobilidade e comodidade ao motorista.

O aplicativo para começar a usar a CNH Digital está disponível para iPhone (iOS) e também para smartphones com Android.

No entanto, não basta apenas instalar aplicativo CNH Digital. Antes, é necessário realizar alguns passos referentes ao cadastramento do seu documento nos órgãos competentes.

Veja a seguir quais são estes passos prévios e aprenda a instalar aplicativo CNH Digital em iOS e Android.

1. Quem pode tirar o documento digital

O primeiro passo para ter a CNH Digital é ter a versão impressa no formato atual, com a tecnologia QR Code.

Esse formato passou a ser emitido em maio de 2017. Portanto, se a sua carteira de habilitação é anterior a essa data, será necessário solicitar uma segunda via ou renovar a versão impressa para só então, pedir a digital.

2. Cadastro no Denatran

Uma vez que você já possui a carteira de habilitação impressa na versão com o QR Code, o próximo passo é realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

Veja o passo a passo:

Entre no site do Portal de Serviços do Denatran;

Acesse o item “Cadastro” no menu à esquerda;

Preencha o formulário e clique em cadastrar. O site avisará que um link de ativação foi enviado ao seu e-mail;

Acesse o seu e-mail e ative seu cadastro.

3. Visita ao Detran

Após realizar o cadastro e ativação no portal do Denatran, é necessário fazer a validação dos seus dados no Detran onde foi emitida a carteira de habilitação impressa.

Esta etapa deve ser feita presencialmente, mas existe a opção de fazer tudo online utilizando um certificado digital. Vale lembrar ele é pago.

A escolha pela cobrança ou não da emissão da CNH Digital ficará a cargo de cada Detran. Portanto, consulte o Detran do seu estado para maiores informações sobre possíveis cobranças.

4. Código de ativação

Após a validação presencial dos dados, é preciso entrar novamente no Portal de Serviços do Denatran para obter o código de ativação. Siga os seguintes passos:

Acesse o item “Código de Ativação”, localizado no menu à esquerda;

Clique no botão “Gerar código de ativação”;

Um código será gerado e enviado ao seu e-mail.

Observação: o código gerado será utilizado na hora de instalar aplicativo CNH Digital. Ele serve para conectar o seu celular ao sistema da CNH Digital.

5. Passo a passo para instalar aplicativo CNH Digital no smartphone

Com o código de ativação em mãos, você está pronto para baixar e instalar aplicativo CNH Digital no seu smartphone.

Veja a seguir o passo a passo para celulares Android e IOS.

Instalar aplicativo CNH Digital em Android

Entre na Play Store;

Digite “CNH Digital Serpro” na barra de pesquisas;

Encontre o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” da Serpro;

Clique no botão “Instalar”;

Após a instalação, um ícone ficará disponível na área de aplicativos;

Toque no ícone para abrir o app.

Instalar aplicativo CNH Digita em IOS

Entre na App Store;

Digite “CNH Digital” na barra de pesquisas;

Encontre o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” da Serpro;

Clique no botão “Obter”;

Em seguida, digite a sua senha da App Store ou use a sua impressão digital (caso seu Iphone esteja configurado com o Touch ID);

Aguarde o download do app. Um ícone ficará disponível na área de aplicativos quando o carregamento terminar;

Toque no ícone para abrir o app.

Após instalar aplicativo CNH Digital no seu smartphone – seja ele Android ou iOS – siga estes passos para ativar a sua CNH-e:

Com o app aberto, leia as informações e clique em “Continuar”;

Insira seu CPF e clique em “Avançar”;

Digite a senha utilizada no portal do Denatran e clique no botão “Entrar”;

Na tela seguinte, insira o código de ativação gerado anteriormente no portal do Denatran e clique em “Continuar”;

Na próxima tela será necessário cadastrar uma senha PIN de quatro números. Digite a senha que desejar, repita no campo abaixo e clique em “Salvar”.

Pronto! A sua CNH-e já está no seu celular, pronta para ser consultada quando você quiser através do ícone da CNH Digital disponível na área de aplicativos do seu celular. Basta abrir o app e digitar sua senha PIN.

Considerações finais

Por fim, vale um alerta: tenha cuidado com os apps falsos na hora de instalar aplicativo CNH Digital. O app oficial é gratuito e desenvolvido pela Serpro. Fique atento com as fraudes!

Viu como é simples instalar aplicativo CNH Digital? É uma tecnologia simples, segura e prática que facilita muito a vida do motorista. Agora que você já sabe o passo a passo do processo, aproveite e faça a sua.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.