Entendam porque Deus não aprova o Carnaval

MOTIVOS PORQUE DEUS NÃO APROVA O CARNAVAL

BASE BIBLICA Êxodo 32:15- 24

INTRODUÇÃO:  O que será que Deus pensa sobre o carnaval? No entanto, temos alguns textos que pode nos ajudar a enxergar que Deus não aprova o carnaval e outras festas parecidas com ele (festas essas que existiam já na antiguidade).

(1) Deus não aprova o carnaval,  o que acontece nele não é edificante

O carnaval é uma das épocas onde existem mais estupros, mais acidentes por embriaguez ao volante, mais mortes nas estradas, mais assédios, mais gravidez indesejada, mais doenças sexualmente transmissíveis, mais abusos de todo tipo concentrados em poucos dias, etc.

Como Deus pode amar algo assim? Como Deus pode aprovar tal busca por este tipo de alegria?


O profeta Isaías, chamou a atenção do povo por algo fazia parte de suas vidas: “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta! Liras e harpas, tamboris e flautas e vinho há nos seus banquetes; porém não consideram os feitos do SENHOR, nem olham para as obras das suas mãos” (Isaías 5:11-12)

(2) Deus não aprova o carnaval porque nele as pessoas são mais amigas dos prazeres do que amigas de Deus

Existem prazeres em nossa vida que não são pecado.  Dentre eles podemos citar claramente a sexualidade aflorada e fora de controle, a lascívia, as bebedeiras insanas, e a busca da alegria nos prazeres e não em Deus.

 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes (…) traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus… (2 Timóteo 3:1-4).

(3) Deus não aprova o carnaval porque nele não existe espaço para a adoração.

A Bíblia nos mostra que Deus não é um Deus carrancudo e que não gosta de festas. Deus é Deus de alegria
“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas” (Levítico 23:2).

As festas de Deus têm foco na edificação do relacionamento de Deus com Seu povo.

Já na festa do carnaval Deus é “expulso” pelos homens, não há espaço para Deus: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?” (Eclesiastes 2:24-25).

(4) Deus não aprova o carnaval porque é um perigo para as pessoas.

Mas é só uma festinha comum, sem maldades, da nossa cultura! Muitos argumentam isso para participar do carnaval.

Porém, a palavra do Senhor é bastante clara: “Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa?” (Provérbio 6:27 – NVI).
Em outras palavras, como alguém pode passar por dentro do esgoto sem que se suje?.

A Palavra nos ensina claramente: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Provérbios 13:20).

(5) Deus não aprova o carnaval porque aquilo que se canta não O agrada

Carnaval sem música não existe, não é verdade? E você já reparou naquilo que se canta no carnaval? Já reparou nas letras das músicas que fazem os foliões se alegrarem durante os dias da festa?

Será que é possível, com as músicas típicas de carnaval, cumprir o que Deus deseja de nós neste texto?

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo…” (Efésios 5:18-20).

Conclusão: nascemos para a glória  de Deus e devemos viver para ela

Irei ministrar essa palavra hoje a noite dia 03/03/2019 na igreja sinai

About Geciano Vieira