O Procon Oeiras emitiu alerta com orientações sobre como evitar possíveis tentativas de golpes no PIX


O Procon Oeiras emitiu um alerta com orientações sobre como evitar possíveis tentativas de golpes no PIX, novo método de pagamento criada pelo Banco Central para transação de valores em poucos segundos para qualquer banco.


A ferramenta é gratuita e, através dela, o consumidor pode realizar transações de forma online, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para ter acesso aos serviços de pagamentos e transferência o consumidor só precisa cadastrar uma Chave PIX (CPF/CNPJ, e-mail, celular) ou ainda um QR Code, junto à instituição financeira a qual possui uma conta.


Apesar de toda rapidez e facilidade do PIX, o Procon Oeiras alerta os consumidores sobre a possibilidade de roubo de informações pessoais e dados bancários por parte de criminosos, que podem se utilizar da nova ferramenta para cometer fraudes.


Segundo Docatte Rufino, coordenador do Procon Oeiras, outras formas comuns de golpes são a instalação, nos celulares ou computadores das vítimas, de softwares maliciosos que sequestram os dados do usuário, além do envio de links que direcionam o indivíduo a uma página idêntica à do banco, na qual os criminosos solicitam os dados do usuário para que este supostamente tenha acesso ao sistema e possa cadastrar-se no PIX.


“É importante evitar clicar em links recebidos por SMS, e-mail e WhatsApp, sendo altamente recomendável que o consumidor somente tente o cadastro por meio do aplicativo ou site oficial do seu banco. O cadastro no PIX não precisa de intermediários para ser feito, portanto o usuário não deve informar seus dados a terceiros. Na dúvida, recomendo buscar ajuda de alguma pessoa de confiança que já tenha feito o procedimento ou mesmo que entre em contato diretamente com o seu banco para tirar dúvidas. É essencial que o consumidor mantenha-se atento a qualquer atividade suspeita”, aconselha o coordenador do Procon Oeiras.



Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Oeiras, pelo telefone 89 99435-7070 ou e-mail proconoeiras@gmail.com.
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário