Sete oeirenses são presos em MT acusados de cavarem um túnel para fuga de presos de penitenciária

 


Doze pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (13.09), em uma residência em Cuiabá, onde estavam escavando um túnel em direção à Penitenciária Central do Estado (PCE), a poucos metros da maior unidade do estado, que abriga presos de alta periculosidade. Dentre eles sete oeirenses, sendo seis maiores e um menor apreendido. INFORMAÇÃO MURAL DA VILA

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) chegou à localização da casa, no bairro Jardim Industriário 1, após a Polícia Civil receber uma informação pelo disque denúncia 197. Equipes da unidade especializada se dirigiram ao local para averiguar a denúncia e surpreenderam um grupo de dez homens e duas mulheres na residência, trabalhando em diversas funções de suporte e execução para cavar o túnel em direção à unidade prisional.

Na residência estavam armazenados dezenas de sacos de areia e outros materiais retirados do túnel que já tinha, aproximadamente, 30 metros escavados, conforme os próprios suspeitos informaram.

Foram apreendidos materiais usados na escavação, como pás, picaretas, entre outras ferramentas, além de cestas básicas, reservatórios de água.

Cooptação e organização

De acordo com o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o grupo estava há 20 dias na residência, que foi alugada em nome de um mestre de obras, cooptado por uma facção criminosa e a pessoa responsável por organizar e coordenar a escavação do túnel.

Todas essas informações foram coletadas em entrevistas preliminares com os suspeitos e serão apuradas no decorrer da investigação.

Os responsáveis pela escavação vieram do estado do Piauí para a empreitada criminosa e entre eles, alguns já tinham experiência em atividades garimpeira, com trabalho em escavações. Parte do grupo também tem passagens criminais.

Dentre os suspeitos estão oito oeirenses, sendo dois menores, que foram cooptados por um homem de Floriano que residiu em Oeiras. Foram presos seis maiores e um menor e outro conseguiu fugir:

D.S. S- Rua Sete de setembro no Rosário - Oeiras- PI

A. K. A. S. B- Lajeiro do Samba em Oeiras-Pi

D.A.S- Uberaba , Oeiras ? PI-

E. J.S. L- Vila Santa Teresa - Oeiras ? PI

A.S- Localidade Caraíbas - Zona Rural de Oeiras ? PI

D. S. V.- Rua Sete de setembro no Rosário - Oeiras- PI ( Menor)

W. B.S- Rua Sete de Setembro ,Oeiras - PI ( Menor)

Além dos oeirenses, também foram presos

C.A. R. S- de Floriano

L.M.R.N- Campo Verde ? MT

D. J.R- MG

J. J- Campo Verde ? MT

A.A. S- Campo Verde MT

O grupo realizava as atividades isolados, sem sair da casa. Para isso, estocaram alimentos e água suficientes para o abastecimento dos 12 suspeitos.

As mulheres detidas, uma adolescente e uma adulta, eram responsáveis por fazer a alimentação do grupo e ajudar em outras atividades na residência.

Investigação continua

Com a prisão dos 12 suspeitos, as investigações da GCCO seguem agora para apurar informações como a participação direta e indireta de outras pessoas e chegar aos responsáveis pela contratação da empreitada criminosa.

A Politec-MT esteve na casa fazendo a perícia e a Defesa Civil do Estado irá ao local nesta terça-feira para fazer a segurança e realizar a medição do trecho escavado. Os policiais civis não entraram em todo o túnel, pois ainda não é possível estabelecer com exatidão a segurança do espaço escavado.

O delegado Vitor Hugo destaca que diversas diligências serão realizadas ao longo dos próximos dias a fim de dirimir todas as dúvidas e esclarecer o crime. "O objetivo da instauração do inquérito é sanar todas essas dúvidas e chegar à responsabilização dos envolvidos", pontuou o delegado, destacando ainda que a GCCO faz um trabalho contínuo e permanente de acompanhamento de grupos criminosos, especialmente em relação à região onde está instalada a PCE, maior unidade prisional do estado e que abriga inúmeros presos de alta periculosidade.

Os doze suspeitos estão sendo ouvidos na GCCO. Os nove adultos serão autuados por integrar organização criminosa e serão encaminhados posteriormente para audiência de custódia em Cuiabá. Já em relação aos três adolescentes foi lavrado um boletim circunstanciado de ocorrência por ato análogo ao crime dos adultos e o procedimento será encaminhado à Delegacia Especializada do Adolescente de Cuiabá, que dará sequência à apuração.

Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Um comentário:

  1. Quem era o indivíduo de caraíbas preso nessa operação ( o nome)

    ResponderExcluir