Gaeco deflagra operação contra empresas ligadas a facções no Piauí


O Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com o Gaeco do Piauí, deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a "Operação Mormaço", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua no Piauí e no Maranhão.
Os alvos dos mandados são pessoas físicas e jurídicas nas cidades de Teresina, Timon-MA e Caxias-MA. Um dos alvos da Operação Mormaço é a empresa Modelo Veículos, localizada na Avenida Barão de Gurguéia.


Um dos alvos da Operação Mormaço é a empresa Modelo Veículos

A investigação foi iniciada há cerca de um ano e apontou que a facção investigada mantinha um sistema de lavagem de dinheiro em parceria com empresas para o escoamento de valores oriundos de drogas ilícitas, armas de fogos, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades.

Operação Mormaço

Atuação

Por meio de alguns investigados e de pessoas ligadas a eles, os investigadores apontaram que o dinheiro era aplicado em agências de veículos, arenas esportivas e aquisição de imóveis, além de outros segmentos empresariais. Essa manobra financeira tinha a clara intenção de dificultar o rastreamento dos valores.

Após representação formulada pelo Gaeco maranhense, a 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luis-MA, que atua no processamento e julgamento dos crimes de organizações criminosas, determinou o sequestro de bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$8 milhões, além de bloqueio de ativos financeiros diversos.


Ainda conforme as investigações, foi possível detectar movimentações de ativos dos investigados que chegaram próximo aos R$90 milhões.

Histórico

O Gaeco do MP-MA remeteu informações à Superintendência da Polícia Federal em Teresina em 2020, repassando a notícia de que traficantes estariam solicitando autorizações de registros de arma de fogo na capital piauiense. A partir daí, a Superintendência Regional do Piauí desencadeou a operação Integração I, com o Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Maranhão, em 9 de setembro do mesmo ano.

Em seguida, os dados colhidos foram compartilhados com a Superintendência da Polícia Federal maranhense, viabilizando a atividade de hoje, enquanto coube ao GAECO-MA deflagrar a operação Mormaço, atingindo em cheio o patrimônio da organização criminosa.
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário