Defesa Civil Nacional declara situação de emergência em cidades da região de Oeiras Piauí


A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em Betânia do Piauí e mais 16 cidades do país por conta de desastres naturais. A decisão se deu por meio de portaria, assinada pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21).

Confira aqui a portaria.

Em Betânia do Piauí e no município de Santa Maria do Salto, em Minas Gerais, o motivo para o reconhecimento federal de emergência é a seca.

Cruzeta, Jandaíra, Japi e Riachuelo, no Rio Grande do Norte, tiveram o reconhecimento devido à estiagem. Outros municípios que tiveram a situação de emergência decretada por conta da estiagem foram Iuiú, na Bahia, Deodápolis, em Mato Grosso do Sul, Ampére, no Paraná, e Lindóia do Sul, Jardinópolis e Vargeão, os três em Santa Catarina.

Os municípios de Maraã, no Amazonas, e Juruti, no Pará, registraram inundações, enquanto Itaquara, na Bahia, e Bonfim, em Roraima, foram vítimas de chuvas intensas. Por fim, Pitanga, no Paraná, passou por chuva de granizo.

Recursos


Com a publicação do reconhecimento federal, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços considerados essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelo desastre.

O valor a ser liberado é definido com base em informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Decreto estadual

No final do mês de maio o governador Wellington Dias assinou decreto declarando situação de emergência nas áreas de 36 municípios piauienses afetados pela seca. São eles: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Curimatá, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Itainópolis, Júlio Borges, Jurema do Piauí, Lagoa do Barro, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Pio IX, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, Santo Inácio, São Braz do Piauí, São Julião, São Lourenço, Várzea Branca, Wall Ferraz.
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário