Cidades da Macro - Região de Oeiras serão beneficiadas pela SAF com sementes de alho


O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), adquiriu duas toneladas de sementes de alho livres de vírus (ALV). O investimento é da ordem de R$ 70 mil e visa a fomentar a cultura do alho nos Territórios Vale do Guaribas, Vale do Sambito, Vale do Canindé e Serra da Capivara. Serão beneficiados 184 agricultores e agricultoras familiares vinculados à Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA).

Segundo a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, o Governo do Estado apoia o projeto de revitalização da cultura do alho desde 2018. Os recursos somam R$ 170 mil até o ano de 2021. “É uma ação para a aquisição de sementes certificadas para revitalizar a cultura do alho no Piauí. Com a liberação desse investimento, os agricultores e agricultoras terão acesso às sementes de qualidade e, assim, podem garantir lavouras mais sadias e produtivas”, explica a gestora.

O produtor rural José Airton Carvalho Dantas, presidente da Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA), explica que o alho-semente livre de vírus (ALV) é uma tecnologia baseada em um processo de limpeza clonal, isto é, uma técnica de cultura de tecidos em laboratório para eliminação de vírus e outros microrganismos presentes na planta que ocasionam baixa produtividade e perda na qualidade. “É uma iniciativa que reconhece a importância da nossa produção e demonstra o compromisso do Governo Estadual com o desenvolvimento da agricultura familiar. O alho representa muito para essas comunidades e oferece uma melhoria de renda para o pequeno produtor. Isso ocorre devido a essas novas práticas e tecnologias, como as sementes certificadas, que rendem maiores e com melhor classificação comercial”, esclarece.

O projeto conta com o apoio do Emater e da Câmara Setorial do Alho. Serão beneficiados com as sementes certificadas os municípios de Picos, Sussuapara, Dom Expedito Lopes, Oeiras, Ipiranga, Inhuma, Valença, Pimenteiras, Várzea Grande, São João da Varjota, Paes Landim e São João do Piauí.
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário