Notícia que UBS foi fechada em Oeiras por causa do Covid-19 é fake news

A Unidade Básica de Saúde do bairro do Rosário não está fechada. A notícia que circula nas redes sociais e replicada por um site de nível estadual é fake news.
A notícia diz que "o posto de saúde do bairro Rosário foi fechado e lacrado pelo prefeito após todos os funcionários do órgão serem contaminados com a Covid-19", mas a informação que a redação do Portal Oeiras em Foco apurou é que a UBS está funcionando normalmente.
Na verdade, a Unidade Básica de Saúde foi fechada por um dia, no início do mês de maio, porque o médico que trabalha no local testou positivo, mas todos os outros funcionários testaram negativo. Recentemente todos passaram por um nova testagem realizada pela Secretaria de Saúde de Oeiras e novamente testaram negativo.
A matéria diz ainda que o prefeito de Oeiras não tem um plano concreto de ações concreto; não toma os cuidados básicos com os profissionais da saúde em Oeiras para atuar contra o coronavírus; e não tem seguido medidas estaduais, como a formação de barreiras sanitárias e nem fiscalizado as pessoas nas ruas descumprindo as regras de isolamento.
Oeiras foi umas das primeiras cidades do Piauí a publicar um decreto acompanhando o estado, intensificou o trabalho de fiscalização nas barreiras sanitárias através da Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Militar, e tem adquiridos EPI's, teste rápidos para mapeamento dos profissionais da saúde e a população assintomática. Uma unidade exclusiva do Covid-19 também foi criada no município. Segundo a PM Oeiras tem ficado na média de 40% de isolamento e a Vigilância Sanitária reforça que nos últimos dias o número de ocorrência tem aumentado, mas as equipes estão fazendo o possível para que a população siga o decreto estadual em vigor. Oeiras em Foco
A Secretária de Saúde, Auridene Freitas, disse que a UBS "está atendendo normalmente e qualquer informação contrária é fake news". A secretária reforçou que a Semusa toma todos os cuidados necessários com os profissionais da saúde.
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário