Novo campus da UESPI é para ser entregue em setembro e curso de pedagogia pode ser extinto; Entenda

O novo campus da UESPI de Oeiras será entregue em setembro, é o que garante o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI). A projeto é de autoria do deputado petista que destinou parte dos R$ 7 milhões de execução da obra através de emendas parlamentares e a outra parte era de responsabilidade do Governo do Piauí.

Com solenidade de assinatura acontecida no dia 17 de dezembro de 2016 no campus Possidônio Queiroz, em Oeiras, e com prazo de execução de 365 dias a partir do recebimento da Ordem de Serviço e Nota de Empenho pela Empresa Érica Construções LTDA, a obra já soma 2 anos e 05 meses de atraso.

Segundo Assis Carvalho, vários fatores interferiram para que a obra atrasasse. "Primeiro a gente enfrentou um problema judicial devido o terreno ter sido oriundo de uma doação e uma associação judicializou uma ação por entender ter posse sobre o imóvel, isso se arrastou por muito tempo até entramos em um acordo. Depois a gente sabe da dificuldade de recursos do estado nos últimos anos, e um acordo com o Governador Wellington Dias acertamos para ser usado o recurso do Finisa, mas terminou que minha emenda saiu primeiro".

Quando há algum atraso em qualquer execução de um projeto ele tem de ser alterado, isso encarece os custo de execução, o valor da mesma deve sair mais alto do que o assinado no orçamento inicial. A obra do novo campus da UESPI já chegou a mais de 70% da sua execução de projeto e a previsão que em setembro de 2020 já seja entregue.

O Deputado Federal revelou que mais emenda por parte dele está garantida para aquisição de equipamentos para a infraestrutura da universidade.

"O valor para a execução da obra já tem, ponto... agora garantimos mais recursos para à aquisição de equipamentos como carteiras, laboratórios, itens para sala de aula, no que se trata para garantir o funcionamento do campus estamos adquirindo", revela Assis Carvalho.

Novos Cursos e extinção de Pedagogia

Outro assunto importante tocado pelo deputado Assis Carvalho foi no que diz respeito ao cursos que serão ofertados pelo novo campus da UESPI de Oeiras. Segundo ele a intenção é iniciar com três, depois ir para seis e chegar a oito. O curso de Pedagogia pode ser extinguido e substituir por outro no setor agrícola ou pecuário.

"De início teremos os curso que já são ofertados em Oeiras, são três, depois queremos ver a possibilidade de aumentar para seis e consequentemente chegar a oito cursos administrado pelo novo campus. Estamos vendo a questão de novas ofertas, estamos com a ideia de excluir Pedagogia, devido a grande gama de pedagogos que temos na região de Oeiras e implantar por exemplo Agronomia e/ou Medicina Veterinária o outro vamos deixar pra população escolher, veremos como vai ser feito isso", finaliza o Deputado.

Novos campus pode chegar até oitos cursos (Foto: Taíllo Miranda)
Oeiras em FOCO
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.