Obra de usina solar causa transbordamento de água no Sul do Piauí

Auditores ambientais da Secretaria Estadual do Meio Ambientes (Semar) identificaram que a bacia de contenção no canteiro de obras da Usina Solar São Gonçalo, empreendimento da Enel Green Power, para amortecer a "cheia" não funcionou e, por isso, ocorreu o extravasamento da água. 
Equipes da Engenharia e da Auditoria Ambiental da Semar foram até o local onde ocorreu o extravasamento no São Gonçalo do Gurguéia, município localizado a 797 km de Teresina.  “A bacia de contenção, que deveria barrar a vazão de pico, não funcionou, ocasionando o transbordamento.  Então vamos subsidiar a empresa na adoção da melhor medida técnica de emergência para conter a água e atuar em relação as medidas de monitoramento e as sanções, verificando a conformidade do que está no projeto com o que foi executado”, explica o auditor Felipe Gomes. 
Nesta sexta (06), a secretária Sádia Castro e a Diretora de Fiscalização e Licenciamento da Semar, Adriana Sá, também estiveram na região. Elas participaram de uma reunião na sede da Prefeitura Municipal junto ao prefeito de São Gonçalo do Gurguéia, Paulo Lustosa Nogueira e do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Edilberto Gonçalves Nobre.
Em nota, a Semar informou que a melhor medida de emergência apontada pelo corpo técnico "é converter essas bacias de amortecimento, que extravasaram, em bacias de detenção, ou seja, de armazenamento de água".
“Ao invés da água passar, ela será contida, armazenada numa bacia que deve infiltrar no solo, ou seja, não vai passar mais água a jusante do parque, o que ocasionava o assoreamento e mais processos erosivos”, ressalta o Auditor Fiscal Ambiental Felipe Gomes. 
 
Foi entregue aos representantes da ENEL, em mãos, a portaria para apuracão das responsabilidades cível e administrativas. "Junto a determinação de entrega do plano de ação  emergencial e o cronograma das atividades para mitigar os efeitos do impacto ambiental e social", diz a secretária de Meio Ambiente,  Sádia Castro
Redação
Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.