Incêndio já dura 4 dias e ameaça casas no município de Santana do Piauí; fotos


Aproximadamente 40 pessoas juntamente com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estão envolvidas no combate ao incêndio que atinge o município de Santana do Piauí em prol de combater o fogo. Não se sabe as causas das queimadas que se alastraram desde a última segunda-feira (30) e nem a extensão em área atingida.

Segundo o portal Cidades na Net, as equipes estão utilizando maquinários como trator pá carregadeira, carro-pipa próprio com capacidade para 12 mil litros d´água. Desde o início da operação até a noite desta quarta-feira (02) foram transportadas e derramadas 04 cargas. Mais um caminhão-pipa de Picos com capacidade para 6 mil litros chegou por volta das 18h20 para reforço do trabalho.



Várias cidades, localidades e comunidades da micro e macrorregião de Picos foram atingidas neste ano de 2019 com queimadas que destruíram fauna e flora. Os Bombeiros de Picos registraram somente em um dia, 16 ocorrências. Entre as cidades afetadas, Santana do Piauí está inclusa no índice.

De acordo com o secretário de Obras, José Leal, na terça-feira (1º) de outubro, homens trabalhavam desde o período da manhã até a noite para combater as chamas.

“Inciamos o combate ao incêndio e fizemos vistorias em toda a região atingida, cerca de dois quilômetros de mata a dentro. Apagamos e ficou tudo controlado”, disse.


José Leal afirmou ainda que na manhã de quarta-feira (02) um equipe foi deslocada para checar o local e vistoriar possíveis vestígios de fogo. Contudo, fizeram todo percurso e não foi detectado nenhum foco.

“Enviei uma equipe para vistoriar e verificar como estava, se apresentava risco de incêndio. Fizeram a checagem com carro-pipa hoje bem cedo até 10 horas da manhã e não foi constatado nada. Ficamos crentes que estava tudo sob controle. Caminhamos lá por dentro, estava tudo normal e não tinha fogo nenhum”, acrescentou.

Após duas horas da vistoria da equipe de combate que ficou até as 10h da manhã desta quarta (02), as chamas ressurgiram de forma súbita e agressiva ameaçando residências e causando pânico nas pessoas. “O fogo esteve muito próximo das casas. Foi obrigado a tirarmos pessoas de dentro. Nuca vi um fogo daquele jeito. O fogo andou perto demais e foi Deus quem ajudou”, relatou.

“Agradeço imensamente a todos que estão ajudando empenhados para combater o fogo e peço que mais pessoas venham ajudar também, pois se somarmos aos que já estão aqui, com certeza será muito útil”, agradeceu o secretário de Obras solicitando mais apoio para facilitar o trabalho de combate às chamas.

Dentre as várias localidades atingidas está a Várzea dos Francos. É possível notar que boa parte de sua vegetação foi devastada, o que denota a violência das chamas que acometeram roças e criatórios de abelhas.





Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.