The Intercept: Deltan Dallagnol tentou lucrar com a Lava-Jato


Novos diálogos divulgados pelo site The Intercept e pelo jornal Folha de São Paulo neste domingo (13/07) indicam que o procurador Deltan Dallagnol tentou tirar vantagens financeiras da fama adquirida enquanto coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato. Segundo as mensagens, ele discutiu com um colega de profissão a criação de uma empresa, em que não apareceria como sócio, para organizar eventos e palestras e, assim, lucrar com a visibilidade e os contatos obtidos através da Lava Jato.

Segundo o Intercept, Deltan Dallagnol teve a ideia de criar uma empresa de eventos no fim de 2018 e pensou até em usar o nome de familiares nesse processo para evitar questionamentos jurídicos, já que a lei proíbe que procuradores tenham poderes de administração ou gestão de empresas.


“Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”, teria dito o procurador à esposa, em mensagens do aplicativo Telegram enviadas em dezembro do ano passado.

No mesmo mês, ainda de acordo com o site do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, Dallagnol criou um chat com o colega na força-tarefa da Lava Jato Roberson Pozzobon e as esposas de ambos para discutir o assunto. “Antes de darmos passos para abrir empresa, teríamos que ter um plano de negócios e ter claras as expectativas em relação a cada um. Para ter plano de negócios, seria bom ver os últimos eventos e preço”, teria dito Dallagnol, que, segundo o Intercept, continuou a discutir o assunto com Pozzobon até pelo menos meados deste ano.


"Podemos tentar alguma coisa agora em maio tvz. Ou fim de abril. Nem que o primeiro evento a empresa não esteja 100% fechada”, teria sugerido Pozzobon.

PALESTRAS

As conversas divulgadas neste domingo ainda sugerem que Dallagnol se empenhava em realizar palestras remuneradas para comentar a atuação da Lava-Jato - atividade que, segundo a Folha de São Paulo, chegou a gerar descontentamento entre outros procuradores de Curitiba. No ano passado, ele teria lucrado cerca de R$ 400 mil com essa atividade.


"Se tudo der certo nas palestras, vai entrar ainda uns 100k limpos até o fim do ano. Total líquido das palestras e livros daria uns 400k. Total de 40 aulas/palestras. Média de 10k limpo", teria dito o coordenador da Lava-Jato no Telegram. O Intercept ainda afirma que, diante disso, Dallagnol usou os serviços de duas funcionárias da procuradoria para organizar a agenda e os recibos das palestras.

EXPLICAÇÕES

Como informou o Congresso em Foco, Deltan Dallagnol recusou o convite da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para comparecer a uma audiência e prestar esclarecimentos sobre as conversas que, há mais de um mês, vêm sendo divulgadas pelo The Intercept. O ministro Sergio Moro e o editor do site, Glenn Greenwald, por sua vez, já foram ao Congresso comentar o assunto. Nessa semana, no Senado, Glenn repetiu que vai continuar publicando mensagens atribuídas a Dallagnol e a Moro.

Nesse sábado (13/07), no Twitter, o procurador afirmou que "trabalhar na Lava Jato gera um grande custo pessoal. Mas todos da força-tarefa estamos dispostos a pagá-lo para cumprir nosso dever e contribuir para um país com menos corrupção e menos sofrimento humano causado por essas práticas espúrias". Dallagnol ainda não comentou publicamente os diálogos divulgados neste domingo.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário