Meio milhão de aparelhos Android estão infectados com plugin de propagandas

Mais de 440 milhões de smartphones com sistema operacional Android estão infectados com um plugin de publicidade que aparece na tela atrapalhando a experiência do usuário. Segundo pesquisadores da Lookout Research, esses plugins foram instalados por meio de aplicativos legítimos que estavam presentes na Google Play Store, loja oficial de apps para Android.

O plugin de publicidade estava presente em 238 aplicativos com milhões de downloads. Todos esses apps eram da empresa chinesa CookTek. Segundo os pesquisadores, esse plugin conhecido como BeiTaPlugin força propagandas na tela de bloqueio do celular, além de forçar até a entrada de vídeo e áudio — e isso acontece mesmo com o celular no silencioso. Outras áreas do aparelho também acabam exibindo propaganda.

Os pesquisadores notam que muitas vítimas desse plugin relatam a incapacidade de até atender ligações ou usar outros apps por causa das propagandas invasivas. Eles também notam que a "infecção" é inteligente:




"Esses anúncios não bombardeiam o usuário imediatamente depois que o aplicativo incorreto é instalado, mas ficam visíveis pelo menos 24 horas após o acionamento do aplicativo", disseram os pesquisadores. "Por exemplo, os anúncios intrusivos não se apresentaram até duas semanas após o aplicativo Smart Scan ter sido instalado em um dispositivo de teste da Lookout".

Os aplicativos foram retirados da Play Store, contudo, eles podem estar no seu celular. O principal app da CookTek se chama TouchPal. Para mais detalhes, acesse a página da Lookout.
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário