WhatsApp: 3 formas de enviar uma mensagem sem adicionar o contacto

Contornar a imposição deste serviço do grupo Facebook. Algo que se revelará útil quando queremos, ou precisamos de enviar uma mensagem a alguém, mas não o queremos necessariamente adicionar à lista de contactos. Em síntese, para uma utilização pontual.

O link wa.me do próprio WhatsApp

Em primeiro lugar, a conversa num clique. Este recurso está perfeitamente detalhado na página de FAQ do próprio serviço e permite-nos conversar com alguém sem ter necessariamente o número da pessoa guardado na lista telefónica. Cumpre ainda referir que este é um método oficial, previsto pela empresa.
Neste caso necessitará de criar um link (ligação) que criará uma conversa com a outra pessoa, tendo apenas que saber o número de telefone da outra pessoa. Em seguida, introduza este link num browser à sua escolha – https://wa.me/<número do contacto> – será encaminhado para o WhatsApp numa nova janela de chat.

WhatsApp rede social contacto Facebook mensagem

Vale lembrar que não precisa de colocar o número de telefone completo. Isto é, não precisa de colocar o número zero (0), nem utilizar os caracteres alfanuméricos “+, () ou 00”. Pode encontrar mais informações na página do próprio serviço pertencente ao grupo Facebook.

Seleção de texto em alguns dispositivos Android

Em seguida, um método válido para dispositivos Android com uma versão recente do sistema operativo. Por outras palavras, para smartphones, ou tablets, com o sistema Android Pie 9.0, ou as versões beta da próxima versão, o Q. Assim sendo, tudo o que precisa é de saber o número do contacto em questão.
A partir daí, selecione o número ao pressionar o mesmo, tal como faria para selecionar (copiar e em seguida colar o texto). O procedimento pode ser repetido em praticamente qualquer ponto ou aplicação dentro do seu dispositivo Android. Tudo o que terá de fazer é selecionar o número e aceder às definições (três pontos).

WhatsApp rede social contacto Facebook mensagem

Ainda que isto possa variar de fabricante para fabricante, deverá encontrar o ícone do WhatsApp dentro das opções adicionais. Aí, deverá selecionar o ícone desta plataforma de comunicações do grupo Facebook e dará assim início a um chat para conversa. Mais uma vez, sem ter que adicionar previamente o contacto.
Já de acordo com a publicação Android Police, para já esta função encontra-se disponível num grupo restrito de smartphones. Entre eles temos os dispositivos Google Pixel, bem como os terminais com Android One. Ou, por outras palavras, dispositivos com o sistema Android na sua versão “pura” como os Mi “A” da Xiaomi.

Conversa em um clique – app para Android

Por fim temos uma aplicação de terceiros – sem qualquer ligação ao WhatsApp – mas que promete fazer isto mesmo. Dar-lhe a oportunidade de enviar uma mensagem através desta rede social do grupo Facebook, sem ter que adicionar o contacto. Para tal, temos aqui uma app gratuita na Google Play Store, sem publicidades.


Chama-se, apropriadamente, “Conversa em um clique” e faz isso mesmo. É uma aplicação muito pequena, com apenas 113 kbs de tamanho e com mais de 5 milhões de instalações. Numa última nota, tem uma avaliação de 4,2 estrelas na Play Store, com base em mais de 19 mil avaliações de utilizadores.
Matéria da Redação
Matéria da Redação

Seja nosso parceiro, nos mandando Vídeos, Fotos, Denuncias do Município de Oeiras e Região, ou devulgue sua empresa conosco. Entre em contato com a nossa redação atraves do Wharsapp (71) 99974-2432.